quinta-feira, 22 de julho de 2010

3 – Que enredo mais clichê!

Hum, vamos lá. Eu já adiei o máximo que podia isso aqui, mas agora não dá mais. Estou me sentindo totalmente em falta com esse desafio e isso não é bom. Não foi porque eu quis e sim pelo branco que deu na cabeça, por isso não queria chegar aqui e colocar qualquer um. Mas já que não dá mais para fugir...


Existe clichê em todo canto, em qualquer linha. Isso é fato! Mas não quiser que ser clichê seja algo ruim, tudo depende do modo como conduzem as histórias e assim chamam atenção de seus leitores. Por exemplo, os livros de banca são completamente dominados pelo clichê. Tanto que tem horas que você diz basta e joga ele para o lado, mas tem horas que a autora sabe conduzir. Sabe naqueles dias em que você fica na casa da avó e não tem nada pra fazer além de ler o livrinho que ela está lendo? Enfim, tem uns que rendem. Mas saindo dos livros de banca...


Eu pensei e pensei e pensei... E não veio nada na minha cabeça. Pensei mais um pouquinho e apareceram livros como Um Amor Para Recordar. Vamos combinar que essa historinha já é clichê. Mas daí veio dois nomes na minha cabeça: Nora Roberts e Linda Howard. Vamos combinar que tem umas histórias que no início já conseguimos adivinhar o fim. A Nora ainda consegue alternar mais, misturar com elementos místicos e etc. Mas a Linda é sempre aquela coisa de trauma na infância – foi espancada ou estuprada – e perigo eminente e um gostosão que no inicio quer matá-la, mas terminar loucamente apaixonado. Isso seria exatamente o que acontece em Beije-me Enquanto Durmo. Ou mudando a parte do matar para o desconfiar... Pode-se também eleger Matar Por Prazer. Mas se os livros são ruins... Isso é outros quinhentos. A história pode ser conhecida, mas a narrativa e o modo como os detalhes são apresentados fazem a curiosidade falar mais alto.

Um comentário:

  1. Tem coisas nos livros da Nora q sempre acontecem.
    Abuso sexual, violência na infância, sempre tem um personagem q teve algum problema com um dos pais...
    Creio q a Nora é traumatizada.

    ResponderExcluir